Doce de Leite com farofa de Nozes

Temos na receita abaixo algo que poderíamos chamar de suflê doce ou de doce de leite. Uma delícia que também é combinada com nozes, ou melhor: com farofa de nozes. O resultado é de fazer a boca virar um brejo de tanta vontade de comer. Aproveitem!


Ingredientes                                               

- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga (não pode ser margarina)
- 1 xícara de doce de leite em pasta (cerca de 200 ml)
- 3 ovos já separados (gema da clara)
- 250 g de nozes sem casca
- 1 colher de sopa de açúcar 


Preparo do Doce de Leite com farofa de Nozes

Coloque a farinha de trigo e a manteiga em uma panela e leve ao fogo sempre misturando. Depois adicione aos poucos o leite e continue misturando até virar um creme grosso. Cozinhe, ainda mexendo por cerca de dois minutos. Em seguida retire do fogo e adicione as gemas, mexendo bem (note que mexer é essencial).  Agora aqueça um pouco o leite condensado e misture ao creme de gemas já feito. Deixe esfriar. Em separado, bata as claras em neve e a coloque bem levemente ao creme já frio.
Aqueça o forno até temperatura média (180 graus) e unte uma vasilha refratária. Coloque nela a massa e asse até que ela cresça e fique dourada. Bata as nozes até virar uma farofa e polvilhe em cima do bolo. Você pode se divertir mais ainda aumentando a decoração com castanhas ou um creme a seu gosto.



Comentários